domingo, 5 de maio de 2013

PROPOSTA DA NOVA DEFINIÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL PELA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES SOCIAIS/ASSISTENTES SOCIAIS.

Definição internacional da profissão de trabalho social/serviço social.

A profissão de trabalho social/serviço social promove a mudança social e o desenvolvimento, da coesão social e do empoderamento e liberdade das pessoas. Princípios de justiça social, direitos humanos, responsabilidade coletiva e de respeito pela diversidade são fundamentais para o trabalho social/serviço social, sustentado por teorias de trabalho social/serviço social, ciências sociais, humanidades e conhecimentos indígenas.O trabalho social/serviço social envolve as pessoas e estruturas para enfrentar os desafios da vida e melhorar o bem-estar.

A definição acima pode ser ampliada a nível nacional e / ou regional.

'Comentário': embora o seguinte projecto não tenha sido formalmente aprovado pelos órgãos acima, mas ao mesmo tempo está incluído nesta fase de consulta para comentários:

COMENTÁRIO

O comentário serve para descompactar os principais conceitos utilizados na definição e é detalhado em relação aos encargos da profissão de Serviço Social do núcleo, princípios, conhecimentos e práticas.

Encargos centrais

Encarregar a profissão de Serviço Social do núcleo inclui facilitar a mudança social, o desenvolvimento social, a coesão social, o empoderamento e liberdade das pessoas.

A profissão de trabalho social/serviço social reconhece que interligados fatores históricos, sócio-econômicos, culturais, espaciais, políticas e pessoais servem como oportunidades e / ou barreiras ao bem-estar e desenvolvimento humano.
Os obstáculos estruturais contribuem para a perpetuação das desigualdades, discriminação, exploração e opressão. O desenvolvimento da consciência crítica através de uma reflexão sobre fontes estruturais de opressão e / ou privilégio e desenvolvimento de estratégias de ação no sentido de resolver as barreiras estruturais e pessoais são fundamentais para a prática emancipatória onde os objetivos são o fortalecimento e a libertação de pessoas. Em solidariedade com os mais desfavorecidos, a profissão se esforça para aliviar a pobreza, libertar os vulneráveis e oprimidos, e promover a inclusão social e coesão social.

O encargo mudança social está baseada na premissa de que a intervenção do serviço social deve ocorrer, quando a situação que se apresente no nível da pessoa, família, pequeno grupo, comunidade ou sociedade seja considerada necessidade de mudança e desenvolvimento. Ele é impulsionado pela necessidade de desafiar e mudar as condições estruturais que contribuem para a marginalização, exclusão social e opressão.
Iniciativas de mudança social, devem partir do reconhecimento do lugar da ação humana, na promoção dos direitos humanos e da justiça econômica, ambiental e social. A profissão está igualmente comprometida com a manutenção da estabilidade social, na medida em que essa estabilidade não é usada para marginalizar, excluir ou oprimir qualquer grupo particular de pessoas.

O desenvolvimento social é conceituado por significar estratégias de intervenção, estados finais desejados e uma estrutura política, este último, além do residual mais popular e os quadros institucionais.

É baseado em holísticas biopsicossociais, avaliações e intervenções espirituais que transcendem a divisão micro-macro, incorporação de níveis múltiplos sistemas e colaboração inter-setorial e inter-profissional. Ele prioriza o desenvolvimento sócio-estrutural e econômico, e não se inscreve para a sabedoria convencional , que o crescimento econômico é um pré-requisito para o desenvolvimento social.

Princípios

Os princípios gerais de trabalho social/serviço social são o respeito pelo valor inerente à dignidade dos seres humanos, não fazer mal, respeito pela diversidade e defesa dos direitos humanos e da justiça social.

Defesa dos direitos humanos e da justiça social é a motivação e justificativa para o trabalho social/serviço social. A profissão reconhece que os direitos humanos têm de coexistir com responsabilidade coletiva. A idéia de responsabilidade coletiva destaca a realidade de que os direitos humanos individuais só podem ser realizados em uma base no dia-a-dia se as pessoas assumirem a responsabilidade para o outro e a importância da criação de relações recíprocas entre as comunidades. Portanto, um dos principais focos do trabalho social é defender os direitos das pessoas em todos os níveis, e para facilitar a resultados onde as pessoas assumem a responsabilidade para o de bem-estar do outro, perceber e respeitar a interdependência entre as pessoas e entre o meio ambiente.

O trabalho social envolve direitos de primeira geração, segundo e terceiro. Direitos de primeira geração referem-se a direitos civis e políticos, como a liberdade de expressão e de consciência, a liberdade contra a tortura e detenção arbitrária; segunda geração de direitos sócio-econômicos e culturais, que incluem o direito a níveis razoáveis de educação, saúde e habitação e direitos das línguas minoritárias e direitos de terceira geração focar o mundo natural e o direito de espécies da biodiversidade e equidade inter-geracional. Esses direitos se reforçam mutuamente e são interdependentes, direcionam-se para os direitos individuais e coletivos.

Em alguns casos, "não causar danos" e "respeito à diversidade" pode representar valores conflitantes e concorrentes, por exemplo, quando em nome da cultura dos direitos, incluindo o direito à vida de grupos minoritários, como as mulheres e os homossexuais, são violados. As Normas Globais para o ensino do Serviço Social e ofertas de treinamento com esta questão complexa, por entender que os assistentes sociais são formados em uma abordagem de direitos humanos básicos, com uma nota explicativa que se lê como:
Tal abordagem poderia facilitar o confronto construtivo e mudar onde certas crenças culturais , valores e tradições violem direitos básicos dos povos humanos. Como a cultura é socialmente construída e dinâmica, ela está sujeita à desconstrução e mudança.
No confronto construtivo a tal desconstrução, e a mudança podem ser facilitadas por meio de um ajuste e uma compreensão de determinados valores culturais, crenças e tradições, através de um diálogo crítico e reflexivo com os membros dos grupos culturais vis-à-vis mais amplas questões de direitos humanos.

Conhecimento

O trabalho social/serviço social é tanto interdisciplinar quanto transdisciplinar, e baseia-se em uma grande variedade de teorias científicas. 'Ciência' é entendida neste contexto, em seu sentido mais básico como "conhecimento". O trabalho social baseia-se no constante desenvolvimento da sua própria fundamentação teórica, assim como nas teorias de outras ciências humanas, incluindo, mas não limitando o desenvolvimento comunitário, pedagogia social, administração, antropologia, ecologia, economia, educação, administração, enfermagem, psiquiatria, psicologia, saúde pública, sociologia. A singularidade das teorias no trabalho social/serviço social é que elas são aplicados e emancipatórias. Grande parte da teoria do trabalho social é co-construída com os usuários dos serviços em um processo interativo, dialógico e, portanto, ratificada por ambientes de prática específica.

Esta definição proposta reconhece que o trabalho social/serviço social é conhecedor não só dos ambientes de prática específicos e teorias ocidentais, mas também pelos conhecimentos indígenas. Parte do legado do colonialismo é que as teorias ocidentais e conhecimentos foram exclusivamente valorizados, e os conhecimentos indígenas foram desvalorizados, com perdas e hegemonizados pelas teorias e conhecimentos ocidentais.
As tentativas de definição de propostas para deter e reverter esse processo, reconhecendo que os povos indígenas de cada região, país ou área de veiculação dos seus próprios valores, formas de saber, formas de transmitir os seus conhecimentos fizeram contribuições inestimáveis para a ciência. O trabalho social/serviço social procura o significado histórico científico ocidental colonialismo e hegemonia, ouvindo e aprendendo com os povos indígenas ao redor do mundo. Desta forma, os saberes do trabalho social/serviço social será co-criado e informado dos povos indígenas, e mais apropriadamente praticado não apenas em ambientes locais, mas também internacionalmente, baseando-se no trabalho das Nações Unidas, a IFSW/FITS define povos indígenas da seguinte forma:

Eles vivem e conservam associado geograficamente distintos territórios ancestrais.
Eles tendem a manter distintas instituições sociais, econômicas e políticas dentro de seus territórios.
Eles normalmente aspiram permanecer distintos culturalmente, geográfica e institucionalmente, ao invés de assimilar plenamente na sociedade nacional.
Eles se auto-identificam como indígenas ou tribais.
http://ifsw.org/policies/indigenous-peoples

Prática

A metodologia participativa defendida no trabalho social se reflete “no envolvimento das pessoas e estruturas para enfrentar os desafios da vida e melhorar o bem-estar." Tanto quanto possível, o trabalho social/serviço social suporta trabalhar com e não para as pessoas. Coerente com o paradigma de desenvolvimento social, assistentes sociais utilizam uma gama de habilidades, técnicas, estratégias, princípios e atividades a nível de vários sistemas, voltados para a manutenção do sistema e / ou esforços de mudança do sistema. O trabalho social abrange uma gama de atividades, incluindo várias formas de terapia e aconselhamento, trabalho em grupo e trabalho comunitário; formulação e análise de políticas e intervenções; advocacia e política, a partir de uma perspectiva emancipatória, esta definição apóia estratégias de trabalho social que visam aumentar a esperança das pessoas, auto-estima e potencial criativo para enfrentar e desafiar as dinâmicas de poder opressivas e fontes estruturais de injustiça, incorporando em um todo coerente, a micro-macro, pessoal -política dimensão da intervenção.
O enfoque holístico do trabalho social é universal, mas as prioridades do trabalho social irá variar de um país para o outro, e de tempos em tempos, dependendo condições históricas, culturais, políticas e sócio-econômico.

É da responsabilidade de assistentes sociais de todo o mundo defender, enriquecer e realizar os valores e princípios refletidos nesta definição. A definição do trabalho social/serviço social só pode ser significativa, quando os trabalhadores sociais/assistentes sociais se comprometerem ativamente com a sua visão e os seus valores.

Tradução de Sonia Martins Seixas.
FONTE:http://ifsw.org/news/update-on-the-review-process-of-the-definition-of-social-work/?utm_source=News+signup&utm_campaign=bdfdd96cb4-RSS_EMAIL_NEWS&utm_medium=email

Nenhum comentário:

Postar um comentário