quinta-feira, 25 de abril de 2013

Parceria entre MDS e Congemas fortalece debate sobre assistência social

Durante três dias, gestores municipais do setor participaram, em São Paulo, de discussões, palestras e oficinas sobre os serviços socioassistenciais. Evento reuniu mais de 2,3 mil pessoas.
                         
Ubirajara Machado/MDS
Mais de 2,3 mil gestores municipais participam do Encontro Nacional do Congemas, em São Paulo
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) tem dado importante contribuição à realização do Encontro Nacional do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social). Essa foi a avaliação do presidente do colegiado, Valdiosmar Vieira dos Santos, ao final do 15º Encontro Nacional do Congemas, nesta quarta-feira (24), em São Paulo. "O ministério tem sido o grande parceiro do Congemas e dos municípios na promoção do evento, nas capacitações e no apoio logístico."

Com o tema Financiamento do Suas: Desigualdades Regionais e a Gestão Municipal, o Congemas começou na segunda-feira (22). Durante três dias, mais de 2,3 mil gestores municipais de todo o país participaram de debates, palestras e oficinas coordenadas pelo MDS.

De acordo com o presidente do Congemas, o evento teve saldo positivo. "Trouxemos estudiosos de várias áreas acadêmicas, além de gestores federais, estaduais e municipais, para debater as questões do cotidiano da gestão municipal e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social, o Suas.”
Ubirajara Machado/MDS
Mais de 2,3 mil gestores municipais participam do Encontro Nacional do Congemas, em São Paulo
As demandas apresentadas nas reuniões regionais, observou Santos, foram debatidas em São Paulo. “Por isso, os municípios e as regiões se sentiram contemplados no encontro.”

Durante todo o evento, assessores do MDS ficaram à disposição dos gestores municipais para dar informações sobre programas e ações sociais e tirar dúvidas.

Assessora técnica da Secretaria de Assistência Social de Santo Antônio de Jesus (BA), Mônica de Oliveira obteve respostas para vários questionamentos e resolveu pendências. Para ela, a presença do MDS nesses eventos é extremamente importante para discutir e disseminar a informação entre os gestores municipais. "Recebi muitas orientações. Saímos daqui com o compromisso de fazer a adesão do município ao Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego].
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário