domingo, 21 de abril de 2013

Em Alagoas, jornada de lutas da Via Campesina mobiliza 1200 camponeses


Durante a semana da Jornada Nacional de Lutas de Abril, atividades culturais foram desenvolvidas para destacar a importância da Reforma Agrária
 
Nesta sexta-feira (19), 1200 camponeses participaram de negociações com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com a Eletrobrás Distribuição Alagoas e com o Instituto de Meio Ambiente (IMA-AL) sobre demandas estruturais de assentamentos e pressionando pela obtenção de novas áreas para o assentamento de famílias acampadas. Em Alagoas, existem mais de 10 mil famílias aguardando assentamentos.
 
"Existe um desprezo pelos trabalhadores em Alagoas e no Brasil e nós não aceitamos isso. O desprezo por uma proposta de Reforma Agrária só culmina no estímulo à violência no campo e na cidade", avalia José Roberto Silva, da Direção Nacional do MST.
 
Na noite de quinta-feira (18), o Cinema Na Terra exibiu o filme Narradores de Javé, no acampamento dos Sem Terra na praça Sinimbu, Centro de Maceió. Desde segunda-feira, uma exposição fotográfica esteve lembrando a luta pela terra na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
 
Antes, ao longo do dia famílias de agricultores se somaram a outros milhares de trabalhadores e estudantes urbanos numa Jornada Unificada de Lutas em Defesa de Alagoas, contra o projeto de desmonte do público e ataques a direitos sociais imposto pelo Governo Teo Vilela (PSDB). Mais de seis mil trabalhadores organizados tomaram as ruas da capital Maceió e protestaram em frente ao Palácio República dos Palmares.
 
Fonte: Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário