segunda-feira, 2 de julho de 2012

A luta pelo fim do fator Previdenciário


Os aposentados marcaram para esta terça-feira (3) um ato religioso no Salão Verde da Câmara dos Deputados. O evento, que deve reunir cerca 200 pessoas, entre aposentados e pensionistas de todo o Brasil, para chamar a atenção do governo e do congresso sobre a necessidade de votar o fim do fator previdenciário.

“O fator previdenciário é forma nefasta que achata o valor das aposentadorias”, explica Miguel Torres, presidente em exercício da Força Sindical, central que está à frente da manifestação. Eles defendem a proposta alternativa que está em tramitação na Câmara, que prevê a substituição do fator por um sistema 85/95 (soma do tempo de contribuição com a idade) e não teria redução de média salarial, usada com base para o cálculo do benefício. Para mulheres, a soma seria 85 e 95 para homens. 

Na semana passada, o governo decidiu adiar para agosto a votação do fim do fator previdenciário na Câmara dos Deputados. A decisão foi anunciada após reunião dos líderes da base do governo e os ministros da Fazenda, Guido Mantega; da Previdência, Garibaldi Alves; e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Para continuar as negociações o governo agendou nova reunião, no dia 10 de julho.

Da Redação de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário