domingo, 27 de janeiro de 2013

Internacao compulsoria: Eis a questao...

Atualmente, tem sido um assunto bem discutido. Mas, se observarmos a atuacao da SMAS no recolhimento dos "crackudos", vulgarmente conhecidos, podemos chegar a conclusao que falta preparo. Inclusive, usuarios ja foram mortos nessas acoes.

Acredito, que mesmo que o interesse publico seja de "limpeza urbana" devido aos eventos, com por exemplo a copa de 2014 eas olimpiadas de 2016, devemos ver por outro lado, porque mesmo que essa seja a intencao foi atraves desse eventos, que as autoridades passaram a olhar para a problematica desses usuarios de crack que vivem em vulnerabilidade social e, de certa forma, por causa do vicio acabam aumentando a violencia urbana, atingindo a sociedade como um todo.

Muitos se encontram com transtornos mentais, nao respondendo mais por si mesmo. E, ate mesmo aqueles que possuem familia, a mesma nao tem estrutura psiquica e nem controle sobre o problema.

Por esse motivo, o Estado precisa intervir. E, o que precisamos fazer e' pressionar as autoridades, para que se ofereca uma politica solida, com servico de qualidade e eficaz. Tanto na estrutura fisica como uma equipe no acompanhamento do tratamento de recuperacao dos dependentes quimicos, com profissionais da saude, principalmente, e tambem assistentes sociais entre outros.

Algo tem que ser feito, e a internacao complusorio e' a unica chance que os usuarios tem de fugir do destino de muitos; que e' a morte.


Glaucia Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário