quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Debate conclui que terceirização ‘rouba’ direito do trabalhador


O trabalhador terceirizado ganha até 50% menos que um empregado efetivo, enfrenta jornada mais longa e em condições piores, está mais sujeito a acidente de trabalho e não tem assegurados muitos dos direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira. 


Essa relação direta entre terceirização e precarização nas relações de trabalho foi confirmada por advogados trabalhistas e por representantes do Ministério Público, dos auditores fiscais do Trabalho e de centrais sindicais, em debate nesta terça-feira (27), na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado.

A terceirização foi criada com a função de dar maior agilidade produtiva e competitividade às empresas, que ao invés de manterem quadros para todas as funções, contratariam prestadoras de serviços para realizar suas atividades meio.

Mas os especialistas disseram que a prática da terceirização no Brasil tem servido para reduzir custos e aumentar lucros das empresas, à custa de redução salarial e desobrigação quanto a direitos trabalhistas.

“Uma coisa são os conceitos e outra coisa é a prática. A terceirização é a principal ferramenta de precarização no mercado de trabalho brasileiro, de surrupiamento dos direitos dos trabalhadores”, afirmou Marcelo Campos, diretor do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.

Calote

Um problema recorrente nesse tipo de contratação, conforme Helio Gherardi, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), é o descumprimento de obrigações trabalhistas pelas empresas terceirizadas, ao final dos contratos.

“Os trabalhadores têm carteira assinada pela empresa terceirizada, que assim que termina o contrato, desaparece. Eles entram com processos, procuram os donos, que não são encontrados, porque são de estados diferentes”, denunciou.

Para a maioria dos participantes do debate, a responsabilidade pelo trabalhador não deve ser apenas da prestadora de serviço que o contratou, mas deve ser partilhada pela empresa que contratou os serviços.

“Manter a responsabilidade subsidiária e não a responsabilidade solidária remonta há dois mil e doze anos atrás, transformando a tomadora de serviços em verdadeiro Pôncio Pilatos, lavando as mãos em relação aos direitos dos trabalhadores”, disse Gherardi.

Marco legal

De acordo com Joilson Cardoso, secretário de Políticas e Relações Institucionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o país precisa de normas legais que impeçam os desvios verificados no mercado de contratações terceirizadas.

Mas os expositores criticam os projetos em tramitação na Câmara. Daniela Varandas, vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, manifestou preocupação com o projeto que permite a terceirização nas atividades fim da empresa. “Essas proposições legislativas trazem grande retrocesso, pois buscam diminuir direitos históricos dos trabalhadores”, disse.

O outro projeto, chamado de Simples Trabalhista, também foi criticado pela maioria dos debatedores. Para Helio Gherardi, por exemplo, o projeto de lei “aniquila” com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Agência Senado

2 comentários:

  1. Olá Gláucia!
    Pobre trabalhador!
    Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar “CHÁ DE INVISIBILIDADE” no http://jefhcardoso.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Jeferson, obrigada e com certeza estarei conhecendo seu blog ,será um prazer!

    ResponderExcluir