segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Campanha no exterior quer combater exploração sexual no Brasil


A rede Fim da Prostituição e Tráfico de Crianças (ECPAT France) e o Sesi anunciaram nesta semana a realização de campanha de prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, com foco nos megaeventos esportivos. A ação, que terá início em 2013, envolvendo cerca de 20 países, terá o slogan “Não desvie o seu olhar!” e pretende atingir pessoas que vão viajar para o Brasil para os jogos da Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A campanha, que terá início em 2013, será desenvolvida em 20 países, para alcançar as pessoas que pretendem vir ao Brasil. 

A iniciativa contará com aporte de recursos da União Europeia e terá apoio de entidades da sociedade civil e de empresas como a Air France e o Carrefour. “Estão previstos eventos de mobilização, ações em redes sociais, mídia e a sensibilização de profissionais do setor turístico para que não aceitem a prática do crime e denunciem”, disse Phillippe Galland, diretor da ECPAT France.

A primeira ação da campanha foi a promoção do seminário internacional “A Exploração Sexual e os Grandes Eventos Esportivos”, que ocorreu em Paris na última terça-feira (23). O evento discutiu ações conjuntas entre governos, sociedade e terceiro setor para a prevenção dos casos de exploração sexual no Brasil, em função dos megaeventos.

Os países que receberão a campnaha são França, Holanda, Alemanha, Áustria, Polônia, Bulgária, Bélgica, Brasil, Itália, Ucrânia, Suíça, Espanha, Madagascar, Romênia, República Tcheca, Kênia, África do Sul, Reino Unido, Senegal e Estônia.

Outras ações

O Ministério do Turismo elogia a ação que vem se somar aos esforços feitos pelo governo brasileiro. Em parceria com o Sesi, o Ministério do Turismo participa do projeto Vira Vida, que oferece cursos profissionalizantes e medidas de estímulo à elevação da autoestima infanto-juvenil.

Outra forma de combate ao problema é o programa Turismo Sustentável e Infância, que atua na prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos turísticos e ao mesmo tempo desenvolve, por meio da atividade turística, proteção ao meio ambiente, redução da pobreza e desigualdades regionais, com a criação de empregos e geração de renda. 

Segundo o diagnóstico apresentado pelo Sesi na França, os programas de inserção socioeconômica, como o Vira Vida e o Turismo Sustentável e Infância estão entre as soluções mais viáveis para a luta contra esse tipo de crime.

A exploração sexual de crianças e jovens com até 18 anos incompletos é crime previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Código Penal Brasileiro. Essa é considerada, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a pior forma de trabalho forçado. O governo federal incentiva os brasileiros a denunciarem os casos de exploração pelo Disque Denúncia (100).

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário