sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lançada campanha no Mercosul para erradicar o trabalho infantil

Para alertar a sociedade sobre a necessidade de prevenir e erradicar o trabalho infantil, foi lançada, esta semana, a campanha “O Mercosul Unido contra o Trabalho Infantil”. A campanha, composta por três peças gráficas, é focada no trabalho agrícola, o trabalho doméstico e a exploração sexual comercial, e está centralizada nas cidades de fronteira.

A ação é do Ministério do Trabalho (MTE), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Agência Brasileira de Cooperação. E faz parte do projeto de apoio ao Plano Regional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, assinado em novembro de 2010 entre os ministros do Trabalho do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países membros do Mercosul.

A campanha, que aborda a exploração sexual de menores, o trabalho doméstico infantil e o rural, será desenvolvida nas cidade de Paso de Los Libres (Argentina), Uruguaiana (Brasil), Posadas (Argentina), Encarnación (Paraguai), Rivera (Uruguai), Santana do Livramento (Brasil), Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai).

“Temos conseguido com êxito combater esta prática no trabalho formal. No entanto, no rural ou doméstico, extrapola a área da fiscalização. Temos certeza que estamos avançando no combate e que estamos no caminho certo”, disse o ministro interino do Trabalho, Paulo Roberto dos Santos Pinto, na solenidade de lançamento da campanha na última terça-feira (10).

“Sabemos que os países do Mercosul desenvolveram, nos últimos anos, uma série de políticas de combate ao trabalho infantil. E, uma das ações de destaque desta campanha fica por conta da elaboração do Plano Regional, que tem três eixos, entre eles, a harmonização entre os países do bloco em consonância com a OIT, além da unificação dos indicadores para assim subsidiar melhores ações”, destacou a diretora da OIT, Laís Abramo.

De Brasília
Com informações do Ministério do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário