sábado, 1 de fevereiro de 2014

A Educação como ferramenta de melhora das condições de vida dos indivíduos e da sociedade

A Educação nos aspectos microeconômicos e macroeconômicos e, suas externalidades. Segundo Gustavo Loschpe, autor do livro " A ignorância custa um mundo", ressalta justamente sobre o valor da educação pública para o desenvolvimento da sociedade e para o processo educacional, visando o crescimento econômico brasileiro.
Através de pesquisas realizadas por cientistas sociais constatou-se que o conhecimento determina a valor do homem. A economia não depende apenas do sistema capitalista, mas da qualidade de seus serviços oferecidos pelo homem, o chamado capital humano, para proporcionar a riqueza do país. Deve-se entender que todo gasto em educação é investimento, ou seja, leva ao aumento da renda futura.
O investimento na educação, promove qualidade do material humano, que resulta em retorno que são benefícios medidos pelo ganho salarial do ser social comparada com outro com um ano de escolaridade a menos, incluindo os custos diretos e as oportunidades. Por isso, a importância de se ofertar educação, caso o contrário, a desigualdade de renda aumenta entre os com e sem instrução, independente de ser oferta pelo Governo ou financiada pelo próprio indivíduo. A questão é que a educação é o caminhos, então a sociedade ter essa visão e lutar, não esperar que do Estado iniciativas que venham beneficiar a massa, mas sim, fazer valer o direito a educação e de qualidade.
As externalidades positivas geradas pela educação como, por exemplo, a diminuição da criminalidade, a redução da taxa de mortalidade infantil devido aos níveis de escolaridade materna são benefícios que por nao serem apreçados não são computados como benefícios privados. Desta maneira, fica evidente que a ausência de financiamento público na educação prejudica toda uma sociedade, pois impede o desenvolvimento pessoal e profissional do cidadão, e com isso, gerando efeitos negativos para a economia do país e para processo e construção democrática no Brasil. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário